quarta-feira, 6 de abril de 2011

A leitura de uma postagem

Como todos os dias, hoje é um dia especial para mim. Porquê? Porque estive a refletir e gostava de partilhar a minha mensagem.

A leitura de um blogue é o tema.

Quando criei o meu blogue, tinha como ideia ter um espaço onde colocasse tudo aquilo que achava interessante, independentemente de concordar ou não com o tema, independentemente de achar bonito ou não.

Sempre coloquei aqui temas que me e nos fizessem refletir. Sem julgamentos, sem intenções, temas que me vão na alma e que me/nos podem fazer crescer.

No entanto, nunca tinha colocado esta questão "Como pensam e o que pensam as pessoas que lêem este grupo/blogue?" independentemente de deixarem comentários escritos ou não.

Escrevo este post porque fui abordada acerca de alguns temas e reparei que por mais que se apele ao não julgamento dos outros, todos o fazemos.

Na sociedade em que estamos, julgar é quase como que um "acto inato", por uma frase que escrevo alguém traça o meu perfil, alguém traça a minha personalidade. Poderia dizer que acho grave mas como fomos todos ensinados socialmente assim, posso entender tal comportamento, mas realmente não me sinto confortável com tal atitude.

Acho que com o desenvolvimento social que o universo atravessa, é hora de realmente fazermo-nos valer do Direito à Liberdade. Sermos livres é agir de acordo com os nossos padrões, pessoais e sociais. Somos seres sociais, precisamos uns dos outros e como eu poderei dizer o que me vai na alma se sei que não vou ser compreendida? Se sei que me vão julgar positivamente e/ou negativamente? LIBERDADE DE EXPRESSÃO, o que eu digo ou escrevo agora não quer dizer que seja o mesmo que daqui a pouco. O universo gira e muda constantemente, logo a minha experiência e ideia também altera. Nunca mudaram de opinião?

Gostava mesmo de viver num mundo em que o bonito/feio, o mau/bom não fizessem parte das características do ser humano. São julgamentos que não ajudam no nosso desenvolvimento, cada um age de acordo com as suas experiências, com as suas convicções e quem sou eu para julgar alguém?

Que tal tentarmos começar a ler a informação e pensarmos sobre ela e não dissertarmos sobre quem a publica?

Grata

(continuo a tentar não julgar)

1 comentário:

Pearl disse...

Minha querida, é inevitável o julgamento imediato...isso não é condenável. A liberdade de expressão pressupõe também a liberdade de pensamento... Pensem o que pensarem, com julgamentos a priori, o que não pode acontecer é que tu deixes de escrever sobre o que bem te apetece, na expectativa do julgamento alheio.
Bjs